A tomografia dental, da mesma forma que a tomografia computadorizada, é um importante exame de diagnóstico por imagem, por mostrarem as estruturas em três dimensões. Diferente da radiografia tradicional, a tomografia dental (ou dentária) mostra com mais detalhes as estruturas ósseas e tecidos moles sem o risco de uma estrutura “ficar por cima” da outra. Nas tomografias uma série de raios X são usados para montar a imagem 3D.
Na odontologia a tomografia pode ser utilizada para identificar doenças (tumores benignos e malignos, cistos e corpos estranhos), visualizar dentes não aparentes, auxiliar o planejamento de ortodontia (aplicação de aparelhos), analisar os seios paranasais, diagnosticar trauma na mandíbula ou face, perceber os componentes ósseos da ATM (articulação temporomandibular) e dos melhores locais para colocação de implantes dentários.
Orientações gerais
• Chegar com 30min de antecedência, trazer pedido médico original, documento de identificação com foto, carteira do convênio, trazer exames anteriores.